O Monte Mor está a menos de 1km da aldeia de São Cristóvão, a 22 km de Montemor-o-Novo, 56 km da praia da Comporta, e a 46 km de Évora. Fica tudo perto, mas o difícil – acreditem – será mesmo terem vontade de sair daqui.
Onde estamos?
Se, ainda assim, forem espíritos aventureiros e curiosos, aqui ficam algumas dicas para fazer nas proximidades:
- Visitar a Barragem do Pêgo do Altar ou a Barragem dos Minutos
- Marcar visita à Gruta do Escoural, que foi classificada como Monumento Nacional.
No atual território português, a Gruta do Escoural, é a única cavidade conhecida, que possui pinturas e gravuras rupestres realizadas no Paleolítico Superior. A Gruta só pode ser visitada mediante marcação prévia, preferencialmente com uma antecedência igual ou superior a 24 horas. (contacto: +351 266 857 000)
- Passear pela bela cidade de Montemor-o-Novo e conhecer o seu castelo.
Construído sobre as prováveis ruínas e traçado de uma remota fortificação muçulmana, o Castelo de Montemor-o-Novo foi alvo de várias reconstruções ao longo dos séculos e palco de alguns dos maiores momentos da História de Portugal. Terá sido aqui que a travessia marítima para a Índia de Vasco da Gama terá sido ultimada, durante as Cortes de 1496. Devido à sua proximidade com a fronteira com Espanha, este castelo foi, igualmente, o nosso resguardo contra Castela, durante a Guerra da Restauração, e contra as invasões francesas em 1808. Funcionou, ainda, como quartel-general das tropas liberalistas do Duque de Saldanha, durante a Guerra Civil Portuguesa.
- Marcar uma visita à Quinta da Plansel, de uma família dedicada aos vinhos desde o século XI (contacto: +351 266 898 920)
- Conhecer o Museu de Arqueologia e Etnologia de Montemor-o-Novo.
Instalado no Convento de São Domingos, cuja igreja apresenta um belíssimo conjunto de azulejos do século XVII, o museu exibe um importante espólio arqueológico, com peças do Paleolítico até à Idade Média. Destaque ainda para a exposição de olaria e as salas de etnografia que testemunham os costumes e a vida económica da região, do século XIX aos nossos dias. Existe também um núcleo de arte sacra, de tauromaquia e belos exemplares de carruagens de tracção animal. Contactos: 266 877 010; centromuseulocal@hotmail.com; https://www.cm-montemornovo.pt/